quinta-feira, 27 de setembro de 2012

TEMA: Que realidade do ensino da leitura e da escrita vive cada uma das escolas atuais? Serão, estas, reflexos do que estudamos até o momento?


Acomodação ou falta de conhecimento

O trabalho como professora de educação infantil me oferece a oportunidade de observar a realidade do processo de ensino da leitura e da escrita em sala de aula. Pode-se notar em alguns professores a falta de comprometimento com o seu trabalho, talvez por acomodação ou por falta de conhecimento sobre a pedagogia construtivista.

Alguns profissionais encontram-se decepcionados com sua profissão, se queixam a respeito da desvalorização do professor como profissional, da indisciplina dos alunos, da falta de compreensão e ausência dos pais etc. E isto acarreta uma desmotivação a estes profissionais, fazendo com que eles se acomodem, e passem a não se interessar mais pelo aprendizado do seu aluno. Em rodas de conversas entre professores, sempre se ouve falar: “Hoje não há mais reprovação mesmo, vou passar este aluno pra frente”! (...) “Não vou mais esquentar minha cabeça, minha aposentadoria esta saindo”! (...) ”Já estudei demais, agora chega”! E outras reclamações que afirmam a falta de interesse e comprometimento com o ensino/aprendizagem. Sendo assim, é comum encontrar alunos semialfabetizados em diversas séries do ensino fundamental, ou alunos com dificuldades para escrever, por falta de trabalhar a coordenação motora dos mesmos, (estes por sua vez escrevem de traz para frente).

Acredita-se que a falta de conhecimento dos professores sobre a pedagogia construtivista, os levem a trilhar por caminhos desconhecidos, e assim, eles acabam se perdendo ao longo da jornada, abandonando o compromisso que assumiu com a sociedade ao aceitar o cargo de professor.

Isto nos leva a refletir que não importa qual a escolha do método a ser utilizado na alfabetização, se é o método tradicional ou o construtivista. O que importa é se este método esta dando certo ou não, se o professor tem compromisso ou não com o ensino/aprendizagem. Descobrir onde está o erro, o porquê, as crianças não estão sendo alfabetizadas. E combater esta falha, que não é só do professor. Mas sim, de todos que estão envolvidos na educação.

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