Acomodação
ou falta de conhecimento
O
trabalho como professora de educação infantil me oferece a oportunidade de
observar a realidade do processo de ensino da leitura e da escrita em sala de
aula. Pode-se notar em alguns professores a falta de comprometimento com o seu
trabalho, talvez por acomodação ou por falta de conhecimento sobre a pedagogia
construtivista.
Alguns
profissionais encontram-se decepcionados com sua profissão, se queixam a
respeito da desvalorização do professor como profissional, da indisciplina dos
alunos, da falta de compreensão e ausência dos pais etc. E isto acarreta uma
desmotivação a estes profissionais, fazendo com que eles se acomodem, e passem
a não se interessar mais pelo aprendizado do seu aluno. Em rodas de conversas
entre professores, sempre se ouve falar: “Hoje
não há mais reprovação mesmo, vou passar este aluno pra frente”! (...) “Não
vou mais esquentar minha cabeça, minha aposentadoria esta saindo”! (...) ”Já
estudei demais, agora chega”! E
outras reclamações que afirmam a falta de interesse e comprometimento com o
ensino/aprendizagem. Sendo assim, é comum encontrar alunos semialfabetizados em
diversas séries do ensino fundamental, ou alunos com dificuldades para escrever,
por falta de trabalhar a coordenação motora dos mesmos, (estes por sua vez
escrevem de traz para frente).
Acredita-se
que a falta de conhecimento dos professores sobre a pedagogia construtivista,
os levem a trilhar por caminhos desconhecidos, e assim, eles acabam se perdendo
ao longo da jornada, abandonando o compromisso que assumiu com a sociedade ao
aceitar o cargo de professor.
Isto
nos leva a refletir que não importa qual a escolha do método a ser utilizado na
alfabetização, se é o método tradicional ou o construtivista. O que importa é
se este método esta dando certo ou não, se o professor tem compromisso ou não com
o ensino/aprendizagem. Descobrir onde está o erro, o porquê, as crianças não
estão sendo alfabetizadas. E combater esta falha, que não é só do professor.
Mas sim, de todos que estão envolvidos na educação.
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