quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Resumo sobre o texto “Reflexões Sobre Alfabetização” Emília Ferreiro,


Segundo Emilia Ferreiro, a alfabetização é uma maneira de se tomar posse das funções sociais da escrita. De acordo com seus conceitos apresentados por crianças de classes sociais diferentes na alfabetização, seus desenvolvimentos não revelam capacidades desiguais, mas o acesso maior ou menor a textos lidos e escritos desde os primeiros anos de vida. Para FERREIRO não há necessidade do uso de outro termo (no caso letramento) para nomear algo que já deveria estar dentro do processo de alfabetização.

Podemos distinguir uma prática de letramento em crianças pequenas, quando elas fingem ler um livro através das figuras. Essas práticas são estimuladas, quando aceitamos esta “brincadeira” e encorajamos este tipo de atividade nas crianças.


Já a alfabetização está ligada à compreensão de escrita como código, que é preciso interpretar, ou um conjunto gramatical com compreensão de línguas.  Geralmente essas práticas de escrita dependem da escola para serem apreendidas.

Emilia Ferreiro resalta a combinação destes aspectos como objetos de ensino na escola, já que a prática social é associada à língua, vista como um conjunto de regras para melhorar a ordenação e funcionamento, agregadas  aos usos sociais da escrita.

Considerando estas duas concepções, podemos compreender através desta pesquisa, o entendimento da linguagem subjacente e a atuação do professor e, consequentemente, com a forma como é construído o saber linguístico em sala de aula. Deste modo a relação entre a teoria e a prática, levará os professores a refletir sobre o papel desempenhado em sala de aula, podendo ser traçado uma relação entre a concepção de linguagem e suas práticas pedagógicas. Levando-os a observar ou revelar a forma com que lidam com o conhecimento linguístico, explorando essas duas dimensões, (teórica, prática). A teórica poderá desenvolver uma reflexão e confronto, entre as concepções de linguagens. E a prática relacionará essas concepções ao fazer pedagógico do professor, avaliando as diferentes formas de atuação em sala de aula, refletindo sobre os diferentes modos de abordar o conhecimento.

Para a escrita torna-se legível para o adulto, a criança passa por várias fases até chegar à hipótese alfabética, em cada fase é feita uma sondagem através de uma avaliação diagnóstica, para verificar o nível de aprendizagem da criança. Embora seja diagnóstica de que a criança ainda não tenha o domínio da escrita, o que ocorrerá gradativamente. Esse processo deve ser estimulado pelo adulto, tanto na escola como em ambiente familiar. Pois a escrita não é apenas um produto escolar e sim um objeto cultural.

É fundamental que a leitura seja um hábito na vida da criança, pois esta reflete de forma significativa na escrita da criança (e do adulto também). O estimulo que a criança recebe quanto à leitura é fundamental no aprendizado da escrita. A leitura fará com esta criança se aproprie da ortografia correta.

Entender que esta aprendizagem se fará gradativamente é fundamental. O fato de uma criança ter um aprendizado melhor que a outra, não significa que uma tem mais capacidade que a outra. As diferenças individuais devem ser respeitadas, as criticas e punições neste caso não são aconselhadas, pois isto poderia acarretar um atraso no desenvolvimento da criança. A associação da leitura e a escrita com atividades prazerosas é um caminho para que o aluno tenha desejo em praticá-las, e com isto facilitará seu aprendizado.

 

 

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